Desbloqueio Central Multimídia Tucson e Temas Coloridos

Olá amigos segue um tutorial para desbloqueio via software no pendrive, da central multimídia do veículo Tucson, primeira geração, e instalação de temas coloridos na central multimídia

O modelo da central multimídia é Motrex MTXT700JM.
O veículo testado é o Tucson 2.0 GLSB 2014/2015.

RECOMENDO UTILIZAR SOMENTE NOS MODELOS DE CENTRAL E VEÍCULO CITADOS ACIMA (CUIDADO PARA NÃO TRAVAR A CENTRAL). PARA OUTROS MODELOS DE CENTRAL OU VEÍCULO LER O RODAPÉ DESTE TUTORIAL.

Com o tutorial você conseguirá:
  • Desbloquear a exibição de vídeo do DVD com o carro em movimento;
  • Desbloquear a TV Digital (acessível através do botão AUX da central). Precisa de antena comprada a parte;
  • Fazer a instalação de temas coloridas na central;
  • Acessar o sistema operacional Windows Embedded CE 6.0.
O que você precisa:
  • Um veículo Tucson com a central multimídia Motrex MTST700JM;
  • Um pendrive de pelo menos 4GB para colocar os arquivos. Pode ser o mesmo pendrive utilizado para reproduzir músicas. Não é necessário formatar o pendrive.
Preparando o pendrive:
  • Baixe o arquivo zip: TucsonSmartMenu.zip;
  • Crie uma pasta na raiz do pendrive chamada "Update", exemplo: "f:\Update";
  • Descompacte o conteúdo do arquivo zip e copie para a pasta do pendrive "f:\Update". O arquivo a ser iniciado mais tarde pela central será "f:\Update\Update.exe".
No veículo:
  • Ligue a central multimídia do Tucson, de preferência com o motor do veículo ligado, para não descarregar a bateria;
  • Conecte o pendrive previamente preparado;
  • Acesse o menu físico SETUP da central multimídia e vá até a aba SISTEMA. Aparecerá uma nova opção no submenu: ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA. Poderá reconectar o pendrive caso o submenu não apareça. Demora poucos segundos para a central exibir a opção;
  • Inicie o menu para desbloquear e atualizar a central:

Funções do menu de desbloqueio:
  • SAIR - fecha o menu;
  • EXPLORER - abre o Explorer do Windows (sistema operacional da central);
  • DESBLOQUEAR - Desbloqueia a central, basicamente leva 2 arquivos de configuração para a memória da central (\nand\config\feature.ini e nand\system\launcher.ini);
  • RESETAR - Reseta a central, opção importante após aplicar qualquer tema que já esteja instalado;
  • BATER - É um teste de programação que colide blocos numa pequena apresentação;
  • INST. TEMAS - Instala os novos temas para a central. Este procedimento poderá levar de 10 a 30 minutos. É importante esperar até o final, até que seja exibida uma mensagem de sucesso;
  • Todos os demais botões de tema aplicam o tema da cor escolhida. O tema deve estar previamente instalado (Botão INST. TEMAS). Após aplicar o tema, deverá utilizar o botão RESETAR para que a central seja reiniciada e o tema seja completamente carregado.
Exemplo da central multimídia utilizando o tema verde com fundo preto (Botão TEMA VERDE 3). Fica igualzinho o painel do carro que contém cores verdes e fundo escuro, muito mais bonito que a cor azul gritante do tema original!



Agora imaginem uma Tucson com bancos de couro caramelo com o tema MARROM, vai ficar lindo.

Sobre o material

Todo o material do pendrive, que inclui software para desbloqueio e temas coloridos, foram feitos por mim.

O software foi feito no Visual Studio 2008 utilizando o .NET Compact Framework 3.5. Este framework já roda nativamente na central.

Código fonte

Se tiverem interesse pelo código fonte do software para desbloqueio ou do software que edita os temas da central, basta enviar uma pergunta que eu entrarei em contato.

Experimentem a vontade e tirem suas dúvidas!

Para não ter problema de travamento ao utilizar o tutorial com outros modelos de Central Multimídia ou outros modelos de veículo - Forma manual para referência de desbloqueio para outros modelos de central multimídia que são variação MOTREX MTXT700JM:

O processo deve ser feito manualmente por segurança editando 2 arquivos já presentes na central multimídia, os arquivos desbloqueados ficam assim:
\nand\system\feature.ini          - conteúdo:
dtv=1

\nand\system\launcher.ini       - conteúdo:
ui_opacity=255
ui_locale=1046
bluetooth_pin=852
navigation_volume_control=0
time_format=1
temperature_format=0
use_video_watching_warning=0

Repare no primeiro arquivo, dtv=1 (habilita a TV Digital);
Repare no segundo arquivo, use_video_watching_warning=0 (desativa o aviso sobre a reprodução do DVD com o carro em movimento).

Localize os arquivos na central multimídia e altere apenas as 2 linhas para os demais modelos de central multimídia, desta forma não deverá travar. Você também pode procurar tutoriais específicos para outros modelos de central multimídia e veículo.

Comentários

  1. Parabéns por compartilhar e pela criatividade e inteligência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a minha travou na tela iniciAL ME AJUDA
      TELEFONE 49999178028

      Excluir
  2. Obrigado! Deu certo meu carro.
    Gratidão

    ResponderExcluir
  3. Interessante, essa central e bem limitada. Vc já tentou ativar o música pelo bluetooth nela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, ela é limitada, eu tenho que desenvolver os apps pra ela por conta própria, acaba sendo uma diversão... Eu só consegui fazer telefonemas por bluetooth, escutar o som pelo bluetooth acho que não suporta. Eu estou fazendo o seguinte, ligo o cabo P2/P2 ligando o celular direto na central. Esta semana estou desenvolvendo um slider de fotos pra esta central com papéis de parede bem bonitos que vão passando enquanto eu escuto o spotify pelo cabo P2.

      Excluir
    2. Boa noite Paulo a travou na tela da logo sim sai áudio só funciona o volume, pode me ajudar.

      Excluir
    3. Desculpe a demora. Sei que agora já foi mas gostaria de deixar a orientação de fazer o processo pelo menu automatizado apenas para o modelo de central Motrex MTXT700JM e Tucson a partir de 2014. Para outros modelos seguir a orientação de fazer o desbloqueio de forma manual ou procurar tutorial para outros modelos.

      Excluir
  4. Olá boa tarde Paulo H, tudo bem! Amigo preciso de uma "luz", efetuei o processo examente como vc descreve acima, porem minha Central agora parou, a partir do momento que executei o reset, tudo parou, agora ela fica travada na tela inicial da Hyundai e tocando uma estação de radio, depois de alguns minutos ela desliga sozinha e liga novamente, mas nada muda, continua a mesma coisa, ja usei o botão de reset da propria central, coloque e tirei o pendrive com os arquivos varias vezes e nada, só fica nisso. Vc sabe me dizer o que aconteceu? um grande abraço!! Ate...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce consegui resolver esse problema

      Excluir
    2. Estou com o mesmo problema!! Alguém conseguiu resolver ??

      Excluir
    3. Conseguiu resolver o seu problema? A minha também travou na tela inicial.

      Excluir
    4. Decio, vc chegou a fazer backup? O modelo da sua multimidia é MTXT700JMBR ou MTXT900JMBR? A minha era a 900. Desisti de tentar dar jeito e comprei uma Pioneer. Vendi a multimidia mesmo travada e ajudou a pagar a nova...

      Excluir
    5. Não fiz Backup não, putz vou tentar levar para alguém consertar se ficar muito caro compro uma nova. O amigo posta uma coisa e não dar suporte nenhum. Quando dar errado fazer o que né. Obrigado pelo retorno.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Boa noite a todos! Deculpe ficar tanto tento ser dar um feedback! Recomendo utilizar o menu para automatizar o desbloqueio somente para o medelo Motrex MTXT700JM e Tucson a partir de 2014 conforme mencionado no tutorial. Funciona com outros modelos, mas o processo deve ser feito manualmente editando 2 arquivos já presentes na central por segurança, na tucson os arquivos desbloqueados ficam assim:
      \nand\system\feature.ini - conteúdo:
      dtv=1

      \nand\system\launcher.ini - conteúdo:
      ui_opacity=255
      ui_locale=1046
      bluetooth_pin=852
      navigation_volume_control=0
      time_format=1
      temperature_format=0
      use_video_watching_warning=0

      Repare no primeiro arquivo, dtv=1 (habilita a TV Digital)
      Repare no segundo arquivo, use_video_watching_warning=0 (desativar aviso sobre a reprodução do DVD com o carro em movimento).

      Neste caso localize os arquivos na central e altere apenas as 2 linhas para os demais modeles que não deverá travar ou procurar tutoriais específicos para outros modelos.

      Excluir
  5. Bom dia Amigo, eu fiz o desbloqueio através do código 92001, só que estou tendo 2 problemas,:
    1° se eu desligo o carro sem desligar primeiro a central, quando eu for liga-lá novamente ela fica com a tela toda preta e só funciona 1 radio e o volume, nenhum botão mais funciona e também fica liga e desliga sozinha.
    só volta ao normal de pois de eu desliga lá e em seguida desligar o contato do carro e deixar tudo desligado por uns 30 minutos.

    2° problema conecto pen drive e a central não inicia o tocador de play
    peço por favor amigo uma orientação de como resolver os problemas, desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora. Sei que agora já foi mas gostaria de deixar a orientação de fazer o processo pelo menu automatizado apenas para o modelo de central Motrex MTXT700JM e Tucson a partir de 2014. Para outros modelos seguir a orientação de fazer o desbloqueio de forma manual ou procurar tutorial para outros modelos.

      Excluir
  6. Boa noite, vc sabe qual é o fio que posso ligar os encostos de tela? Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Paulo,

    Vi um tutorial para espelhamento onde é instalado um programa novo na central, para acessar precisa alterar o caminho que leva ao navegador GPS, não sei como chegar até esse caminho para a alteração, seria possível através da forma que vc faz? Veja neste video... https://www.youtube.com/watch?v=elqS_l6dULA

    ResponderExcluir
  8. tem como destrava o logo a minha ficou travada apos reseta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora. Sei que agora já foi mas gostaria de deixar a orientação de fazer o processo pelo menu automatizado apenas para o modelo de central Motrex MTXT700JM e Tucson a partir de 2014. Para outros modelos seguir a orientação de fazer o desbloqueio de forma manual ou procurar tutorial para outros modelos.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Recomendo fazer da forma manual por segurança, conforme a resposta sobre a edição de 2 arquivos de forma manual.

      Excluir
  10. Como fazer isso meu contato 54991118088

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, parabéns pelo aplicativo. Eu consegui espelhar meu celular na central, porém preciso do teclado para abrir o aplicativo, será que existe um jeito de substituir algum arquivo no windows ce, para que ao apertar algum botão eu abra esse aplicativo que espelha o celular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se puder me responder, segue meu email jonatasfdv@gmail.com , ou zap 62-98405-8663

      Excluir
    2. É possível sim. Basta você trocar o .exe da tv digital por exemplo pelo seu novo arquivo .exe que ao apertar o botão AUXILIAR pela segunda vez, vai chamar seu .exe ao invés do .exe da TV Digital. Outra forma de fazer isto é utilizar o Menu PH e alterar o arquivo TXT auxiliar do menu e apontar para seu novo .EXE (copiado para a NAND) que vai abrir um novo botão no menu para chamar a nova funcionalidade.

      Excluir
  12. Olâ Boa noite,linda postagens....Eu gostaria de saber se é possível trocar de GPS....eu desinstalei o original... tem como instalar o GPS Here Wego? e fazer rodar pelo botão map?
    minha Tucson é ano 2013 modelo 2014 igual a multimídia que está postado aqui na foto...
    se puder me ajudar agradeço..Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível sim, basta colocar os arquivos do outro software de GPS no mesmo diretório do GPS original e renomear o .exe do software antigo para NOME_ANTIGO.exe e trocar seu novo software para NOME.exe. Daí ao invés de chamar o arquivo .exe original vai chamar o seu. Mas eu já testei e achei que fica lento, pq a central original é muito simples. Pode fazer os ajustes na central manualmente, mas faça backup de tudo antes.

      Excluir
  13. também gostaria de conhecer o código fonte , sei um pouco de Delphi , em Pascal....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe alguma informação para contato que te passo os fontes.

      Excluir
    2. Ola ,Paulo pela sua disposição
      meu E-mail é
      dhilaraujo@hotmail.com

      Excluir
  14. Amigo tenho interesse tb em dar uma olhada no código fonte. Mas se me passar instruções de como mudar os temas manualmente já agradeço tb. Tucson arroba familiaturista ponto com ponto br

    ResponderExcluir
  15. Poderia também colocar algumas fotos dos temas ? Tem vários verde, e gostaria de mudar apenas uma vez. quando mais mudanças e resets da central mais chance de sair alguma coisa errada... acho que entende...

    ResponderExcluir
  16. Vi no arquivo smartmenu.txt algumas referencias a aplicativos como AirCondition.exe, MusicBluetooth.exe e outros. teria como explicar o que fazem e se instala, etc ???

    ResponderExcluir
  17. Outra coisa que notei é que o feature.ini e o Launcher.ini do pacote estão em binário. Não teria que ser do tipo texto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esquece isso. É que eu abri no vi no MAC e ele mostra qualquer caracter que um editor normal não mostra.... tá em texto mesmo.

      Excluir
  18. Parece que esse blog está parado mesmo, infelizmente, mas gostaria de contribuir com umas informações para quem futuramente possa precisar. Ainda não rodei nada com esse programinha do Paulo, mas ainda pretendo.
    Tenho uma 2015/2016, central MOTREX (acho) que modelo 700 (tirado pelo número serial).
    Acoplando um teclado, a minha não funciona a tecla windows, somente apertando ESC na hora que está ligando e mesmo assim, fica rebootando a cada 1 minuto e meio:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Desbloqueei a minha TV Digital utilizando o código 92001. Olhando no arquivo Launcher.ini, o valor do DTV foi setado para 6. Tem vários outros itens:
      reset_on_short_power_down_for_usb_disk=1
      clock_enable=0

      2) no arquivo feature.ini, achei num fórum da HB20 uma config interessante:
      bluetooth_device_name_prefix=TucsonAlex-
      Imagino que troque o nome do bluetooth dele de MyCar_ para esse que seta aí. Ainda vou testar, mas estou com medo de editar os arquivos manualmente, pois no meu MAC mostra caracteres nulos (^@) no arquivo todo.

      Excluir
    2. 3) Rodei ontem o programinha do PauloApp, roda perfeitamente, não fiz o desbloqueio por ele por não ser necessário, mas por ele pude chamar o explorer para fazer backup de toda NAND, além de instalar os temas e aplicar o verde no meu para combinar com o painel do carro (até trocar os LEDS para azul).

      Excluir
  19. Olâ Paulo esse site ainda funciona? eu fiz o procedimento que vc me falou , mais não deu certo, porque eu exclui o Gps original e gostaria de colocar um outro no lugar, e chamar pelo i botão map, quando clico no botão para navegar a GPS, só aparece a advertência original e não executa o GPS pelo o botão, vc sabe como resolver isso?

    ResponderExcluir
  20. Baccarat: How To Play | WorRione
    (tenting in 바카라 online kadangpintar casinos) and the rules for winning. A winning poker game is like playing a jackpot game for money. 카지노 The

    ResponderExcluir
  21. E agora o que devo fazer, não entendo nada de programação e minha multimídia travou na tela do logo... por favor alguém me ajuda a resolver (11)97749-0008 ou jc.marques.costa@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por favor, tenha edução ao postar seu comentário. Leia primeiro a postagem com atenção antes de fazer a pergunta. Terei o prazer em ajudar!